Infertilidade


26/05/2014

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) representa a principal endocrinopatia ginecológica na idade reprodutiva, com incidência de 6 a 10% das mulheres na vida reprodutiva. É considerada a causa mais comum de infertilidade por anovulação(ausência de ovulação)podendo, em alguns países,como nos Estados Unidos, representar a principal causa de infertilidade feminina
 Atualmente, acredita-se que sua origem seja devido a fatores de origem genética  desencadeados por fatores ambientais.. As diversas manifestações clínicas desta doença fazem com que essas mulheres sejam atualmente consideradas parte integrante de diferentes manifestações, com a presença de aumento dos hormônios masculinos , irregularidade menstrual e alterações dos ovários à ultra-sonografia. 
Dos fatores ambientais, podemos citar o estilo de vida, sendo a obesidade tanto um desencadeador como um complicador da SOP. Cerca de 50% das mulheres com SOP são portadoras de obesidade.
É uma doença de caráter metabólico com importantes repercussões a longo prazo, maior probabilidade de desenvolvimento de diabetes mellitus,síndrome metabólica e doença cardiovascular, associadosa maior risco de desenvolvimento de doença coronariana nestas mulheres.
 
Modificação do estilo de vida
A perda de peso pode restaurar as alterações hormonais associadas à SOP.  Perdas de peso de 5 a 10% podem ser suficientes para restabelecer a função ovariana e melhorar a resposta à indução da ovulação.. Assim, a modificação no estilo de vida, com dieta e exercícios físicos, deve ser considerada a primeira opção terapêutica para as mulheres com SOP e obesidade, com intuito não apenas de restabelecer a ovulação e favorecer a gravidez, como também para prevenir as complicações a longo prazo associadas à SOP, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. Estasrecomendações deverão ser individualizadas e adaptadas às condições pessoais de cada mulher.
Nos casos em que não se consegue êxito com uso das recomendações acima, uma das opções terapêuticas seria o uso de agentes insulino-sensibilizantes, sendo a metformina a principal medicação deste grupo, com sua atuação no tratamento da infertilidade amplamente dis¬cutida nos últimos anos. 
Nos casos em que existe infertilidade por falta de ovulação, que é o evento comum nas pacientes portadoras de ovários policísticos, o uso de medicações como o citrato de clomifeno se mostra efetiva. No entanto deve-se ter a preocupação uma vez que quando usada sem o devido acompanhamento medico, estas pacientes podem apresentar um quadro de hiperestimulo, o que colocaria em risco a saúde destas pacientes.
É  importante  salientar que muitas pacientes nos procuram achando que terão dificuldade para engravidar. Estas mulheres devem ser esclarecidas que existem tratamentos apropriados para a obtenção de uma gestação.
 

 

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

 

 

Voltar